Parceria entre UFSC e Fiat resulta em laboratório de tecnologia automotiva

O laboratório de tecnologia automotiva idealizado através da parceria entre a Fiat Automóveis e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deve começar a ser implantado no campus universitário a partir de março. O objetivo é desenvolver projetos com tecnologia de ponta relacionados aos sistemas que compõem um veículo.

O laboratório de tecnologia automotiva idealizado através da parceria entre a Fiat Automóveis e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deve começar a ser implantado no campus universitário a partir de março. O objetivo é desenvolver projetos com tecnologia de ponta relacionados aos sistemas que compõem um veículo, desde o design até os componentes necessários para, entre outras coisas, geração de energia, tração e estabilidade.

De acordo com Edison da Rosa, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC e coordenador do projeto do laboratório, o local integrará grupos de pesquisa e laboratórios já existentes na universidade. “A expectativa é de que em três meses ele esteja funcionando plenamente”, afirma.

Os resultados das pesquisas realizadas no laboratório poderão ser agregados a um protótipo que demonstre a viabilidade da aplicação pela indústria automobilística. “A UFSC tem tradição no desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com o setor produtivo”, afirma o coordenador do projeto. A parceria com a Fiat existe desde 1998. Professores da UFSC criaram um programa de mestrado e especializações profissionalizantes para os funcionários da empresa, nas áreas de acústica e vibração, engenharia automotiva, tecnologia da informação, gestão de projetos, marketing e logística. “Do sucesso dessa parceria foi originado o projeto do laboratório de inovação tecnológica”, completa.

O projeto estabelece ações de curto, médio e longo-prazo, para o desenvolvimento de inovações através de soluções criativas para problemas ou oportunidades da área automotiva. “Esperamos desenvolver inovações em todos os campos de atuação do laboratório, desde eletro-eletrônica, mecânica, materiais, combustíveis e até nos processos de produção”, diz José Guilherme da Silva, engenheiro gestor do projeto pela Fiat. Através da parceria, a empresa busca não apenas obter os resultados tecnológicos, mas também a inclusão de seus profissionais na cultura das pesquisas. Além da participação dos funcionários da Fiat, a equipe de trabalho do laboratório será formada por cerca de dez professores e vinte estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC.

“Acreditamos que a função primária de se fazer inovação tecnológica seja da empresa, e que à universidade cabe a formação de espíritos críticos, a ampliação do conhecimento humano. O que ocorre normalmente no Brasil é que as empresas não têm a competência de pesquisa desenvolvida, já maturada na academia. Portanto, a grande vantagem da relação entre a empresa e a universidade é o aprendizado de como pesquisar. Estando a empresa preparada para exercer seu papel na inovação, a universidade se torna parceiro constante, seja no uso de seu potencial intelectual no laboratório, seja como fornecedora da massa intelectual para dentro das empresas”, afirma Silva.

O laboratório beneficiará diversos cursos da universidade, dentre engenharias mecânica, de automação e sistemas e sanitária e ambiental, além de arquitetura e urbanismo, pois estudantes e professores dessas áreas também poderão utilizá-lo para treinamentos e pesquisas. Além disso, existe a possibilidade de ampliação de linhas de pesquisa. “Os estudantes serão capacitados para o desenvolvimento de tecnologia nacional e os professores terão contato mais próximo com as necessidades de formação solicitadas pela indústria de ponta”, destaca Edison da Rosa. A formação de recursos humanos com alto nível de especialização representa um dos maiores benefícios do laboratório.

A demanda por inovação no setor automobilístico e o reconhecimento da UFSC como universidade com diversas pesquisas consolidadas nessa área possibilitaram a aprovação do projeto do laboratório pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que ainda não divulgou o total de recursos a ser liberado. A Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina será a gestora de toda a parte administrativa e financeira do projeto, seguindo os critérios estabelecidos pela Finep. O custo total de implantação e manutenção do laboratório de inovação da UFSC foi orçado em R$ 1 milhão, dos quais 50% serão financiados pela Fiat Automóveis.