Projeto em desenvolvimento no Instituo de Computação (IC) da Unicamp em conjunto com a empresa Délirus Entertainment – Tempo Soluções em Informática -, denominado “Middleware para jogos eletrônicos de alto desempenho em rede”, tem como objetivo facilitar a construção de jogos multiplayer (envolvendo diversos jogadores) em rede e, assim, reduzir o custo de sua implementação. Esse barateamento na produção pode impulsionar a indústria brasileira de jogos nesse mercado ainda dominado por empresas estrangeiras.
Esta Middleware é uma ferramenta de computação para o desenvolvimento de jogos eletrônicos capaz de controlar o fluxo de mensagens dos games através da verificação dos jogadores que mais se comunicam entre si. “Na mesma sala no jogo, os personagens podem trocar mensagens diretamente entre si através da Middleware, sem passar pelo servidor. E não importa que um esteja no Brasil e outro no Japão”, afirma Sérgio Jábali, diretor de tecnologia da Délirus. Independente da velocidade do processador do computador, qualquer pessoa pode participar do jogo multiplayer distribuído, pois a Middleware só usa a máquina quando a pessoa está jogando. “A ferramenta possibilitará maior rapidez aos jogos multiplayers, pois sua arquitetura permitirá que sejam destinadas aos jogadores apenas as mensagens necessárias”, diz Jábali.
Normalmente, o servidor recebe informações de todos os jogadores, processa o novo estado do jogo e em seguida envia os resultados em mensagens para todo mundo. O servidor processa o tempo todo, ocupando muito a rede. Com a melhor distribuição das mensagens pela Middleware, o servidor fica mais livre. “O jogo poderá ser processado um pouco em cada computador, de cada jogador”, diz Jábali. Assim, a Middleware possibilitará aumentar ainda mais o número de jogadores. “Num jogo de tiro, em que o gamer [jogador] tem que ser muito rápido em suas ações, como o Quake multiplayer, o limite é de 32 jogadores ao mesmo tempo. Com a Middleware e a computação distribuída, a previsão é que esse número pode chegar a 300 jogadores simultâneos”, completa.
Os problemas como desempenho do servidor, rede congestionada com alta latência -tempo que um bit demora para trafegar de um computador para outro – e a necessidade de uma banda muito larga serão contornados com a utilização da ferramenta. Segundo Jábali, a característica inovadora desta Middleware é justamente que com sua utilização, o controle de transmissão das mensagens do jogo será mais distribuído, tornando o processo mais dinâmico. “Ao invés de sobrecarregar um servidor centralizado, a Middleware partilhará o processamento do jogo multiplayer através dos computadores dos jogadores”, afirma.
De acordo com Ricardo Anido, diretor do IC/Unicamp, esta ferramenta poderá ainda ser acoplada a qualquer plataforma de jogo, facilitando e acelerando o desenvolvimento de jogos multiplayer e multiplataforma (como PC, celular e web). “Como o desenvolvimento destes jogos requer maior habilidade de design e programação e investimentos ainda mais altos do que os singleplayer – para apenas um jogador -, as pequenas empresas brasileiras encontram uma forte barreira para penetrar no mercado dos multiplayers”, diz Jábali.
Incentivo à produção nacional
Segundo Anido, outro objetivo da Middleware é gerar software livre para facilitar a construção de jogos multiplayer em rede. Sistemas pagos para produção de jogos chegam a custar centenas de milhares de dólares. Assim, a ferramenta poderá facilitar a produção dos multiplayer para as empresas nacionais, incentivando o desenvolvimento desta indústria. Fato importante se consideramos que, segundo a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), existem 55 empresas do ramo no país, sendo que 10 foram criadas nos últimos dois anos.
A primeira versão da ferramenta será focada em computadores de mesa que usam sistemas operacionais Windows, Linux e Macintosh, e vai usar uma técnica semelhante à utilizada atualmente por redes de compartilhamento de arquivos, sendo uma das poucas no mundo a fazer isso com jogos. A primeira fase do projeto já possibilitou uma melhor distribuição das mensagens nos jogos multiplayer e recebeu o apoio financeiro de R$ 100 mil da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A iniciativa privada, através da IBM, também contribuiu com US$ 10 mil. A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul é outra parceira do desenvolvimento da Middleware. Segundo Jábali, a ferramenta já está disponível, mas ainda não há um site oficial. Também ainda não está definido como será o acesso à ferramenta pelas empresas desenvolvedoras de jogos.
O Projeto Middleware para jogos eletrônicos de alto desempenho em rede (“Projeto Peers”)
Modalidade CT-INFO FINEP
Coordenador Ricardo Anido – IC/Unicamp
Investimento R$ 100.000,00 (Finep) e US$ 10.000,00 (IBM).